quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Pessoas Radicais .... Porque?


O que são pessoas radicais? Pessoas radicais são aquelas pessoas extremistas, chatas, bitoladas, inflexíveis ... enfim, mas por que existem pessoas assim?

O radicalismo na verdade nada mais é do que uma válvula de escape para problemas pessoais referentes a frustrações PRINCIPALMENTE. Para constatar isso basta observar o seguinte: Você (sim, você que está lendo) conhece alguma pessoa expansiva, de bem com a vida, tranqüila, que tenha algum posicionamento radical? Eu não conheço!

Mas quando eu falo de frustrações, me refiro de forma bastante natural, e não de forma pejorativa. Acredito que grande parte das pessoas tem ou teve algum tipo de frustração, isso não é coisa de gente fraca, idiota ou invejosa, faz parte da vida, o problema é a forma pela qual as pessoas lidam com essas frustrações.

Existem pessoas que internalizam frustrações, outras externalizam, e a forma pela qual elas externalizam também adquire várias formas, e uma delas é o posicionamento radical em algum campo da vida. Nesse sentido, constantemente vemos pessoas com esse tipo de comportamento lastimável em vários setores.

A pessoa se torna radical porque ela foca demasiadamente em um campo específico, seja política, religião, música, etc. Ela converte quase todo seu tempo e suas energias para pensar e se dedicar a esse campo apenas, e esse é um comportamento típico de fuga, pessoas que querem fugir de si mesmas, fugir de algum problema ou de algo que lhe incomoda em sua vida. Elas focam de forma exacerbada nesse campo específico para preencher um vazio que existe dentro de si.

É nesse sentido que surgem comportamentos extremistas em vários setores da vida, na política por exemplo, vemos militantes de movimento negro “procurando” racismo em tudo e em todos, daí surgem lutas totalmente sem sentido, como excluir o termo “esclarecer” do dicionário, alegando ser um termo racista (se você acha que sou racista por discordar disso, seu caso é sério). Na religião, tem aquelas pessoas que não conseguem conversar em algo que não seja sobre religião (a sua religião, no caso), são pessoas que incomodam, enfiam religião em qualquer assunto.

Em minha vida já tive oportunidade de constatar vários casos, pessoas que adotaram posicionamentos extremistas depois de perder um ente querido; por não aceitarem sua orientação sexual; por não aceitarem sua realidade financeira; por terem problemas de relacionamento social, etc. Como eu havia dito, não passa de uma fuga, de uma válvula de escape.

Escrevi esse texto não no sentido de atacar essas pessoas, mas sim para uma reflexão nesse sentido, talvez reconhecendo ou identificando a origem de comportamentos extremistas, algumas pessoas tentem mudar.

OBS: Algumas pessoas estão tendo dificuldade de entender o caráter de meus textos. Antes de lerem olhem para o título do blog, e verão que não se trata de algo acadêmico ou jornalístico, portanto, não necessita de fundamentação teórica, sempre estou partindo apenas de minhas observações e reflexões, ok?
E para os que tem dificuldade de captar o teor dos textos, esse texto apesar de não ser científico, é um texto sério, diferente do anterior que foi algo mais descontraído.

E se você leu, clique em um dos marcadores abaixo ou comente algo, se não eu nunca vou saber se alguém está lendo, ok?

18 comentários:

  1. Pura verdade, as pessoas mais sábias buscam consenso para as questões da vida. Outras se jogam ao radicalismo.

    ResponderExcluir
  2. Fiquei na duvida agora, sera q sou radical ???
    kkk
    rafinhaaa adoro sempre seus textos, no minimo me deixa confusa...uahauhaua
    adoro vc!!!
    lane

    ResponderExcluir
  3. Nasci para ser politicamente incorreta. E, se pudesse nascer de novo, o seria duas vezes mais.

    Trato todos os radicais com o desprezo que eles merecem. Qualquer comentário despretensioso ou blasé é suficiente na agradável tarefa de desarmá-los.

    E é lógico que pessoas como eu colecionam inimigos. E amigos também, dos mais preciosos.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela habilidade que vc desenvolveu com esse dom que Deus lhe deu de se espressar atraves das palavras,(são poucas as pessoas que consegue espressa-se de alguma forma principalmente atraves das palavras) de falar de assuntos serios de uma forma descontraida que no leva a refletir. Continue a observar e refletir sobre tudo que está sua volta e nos presenter com textos maravilhosos.
    Que Deus continue iluminando sua mente.

    ResponderExcluir
  5. Olá fiz uso do seu desenho em uma postagem minha. Concordo plenamente com você, e para se entedender a vida, nem sempre pecisamos de fundamentação científica, estas que a cada ova descoberta´torna-se absoleta e apenas história.

    ResponderExcluir
  6. Achei excelente!!!! Muito esclarecedor!!!!

    ResponderExcluir
  7. "FODA-SE, EU SOU TOTALMENTE RADICAL COM TUDO. NAO TENHO PACIENCIA COM NADA, TUDO TEM QUE SER DO MEU JEITO, SOU UMA PESSOA ALTAENTE RAIVOSA, RANZINZA E RECLAMONA. SE EU FOSSE PRESIDENTE DO BRASIL, PELO JEITO QUE SOU ALTAMENTE RADICAL EU JÁ TERIA IMPLANTADO DITADURA MILITAR.
    SOU A FAVOR DA DITADURA MILITAR E TORTURA

    ResponderExcluir
  8. porfavor, comente o que eu disse, o que vcs acham de uma pessoa assim que nem eu, sendo uma pessoa extremammeente radical e sem paciencia com nada e explosiva, comentem, sou tambem uma pessoa extremmammente raivosa

    ResponderExcluir
  9. Certo, vou comentar .... eu acho q vc deve vir em minha ksa e me ajudar na faxina, já q ñ tem o q fazer. Eu lavo o banheiro e vc passa pano na sala, ok?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ai meu deus acho q sou um pouquinho,como esse amigo ai não sou anciosa de mais

      Excluir
  10. Mais um texto legal, Phóris. Contudo, o intuito do texto de fazer com que "algumas pessoas tentem mudar" penso ser desnecessário, pois há pessoas q são radicais por escolha e são felizes desta maneira, além disso, merecem o mesmo respeito de terem opinião que qualquer pessoa deve ter,cecear este direito é inconstitucional e, principalmente, imoral. Seu texto corre o risco de ser, além de preconceituoso, descriminatório. Abrs

    ResponderExcluir
  11. Li o texto..eu estava justamente procurando algo que pudesse me fazer entender sobre pessoas radicais.....Conheci uma pessoa, extremamente radical...que pena, é uma pessoa infeliz...e eu não posso fazer "nada";;

    ResponderExcluir
  12. Muitas pessoas dizem que sou radical, por eu ter e brigar por minha ideias diferente das demais, por aquilo que vejo e analiso em minha vida, faço sempre uma reciclagem em meus conceitos, tenho 56 anos...sou uma pessoa muito transparente,....não tenho muito lesco lesco não
    se ta errado...tem que concertar...Sou uma yalorixa(orientadora espiritual)...mas não fico martelando na cabeça de ninguem, a minha espiritualidade, e nem forçando ninguem a entrar ou gostar da Umbanda. cada um cada um ...O livre arbitrio existe e tem que ser respeitado...eu apenas sou uma pessoa livre em meus pensamentos...sou Design de graficos....estudo webdesign...gosto muito de conhecimento, aprender de tudo... se isso é ser radical...aiaiaiai... creio que ainda existe muitas coisas dentro do pensamento radical que as pessoas desconhecem,.....existe o radical conchinha, tipo pipoca...que não estoura...o teimoso, que não aceita opinião de ninguem, o que é preconceituoso....olha, meu amigo, eu não sei onde me encaixo...porque não tenho preconceito, meu filho resolveu mudar a situação sexual dele.....pra qualquer mae ou pai não e facil....mas se trabalharmos bem isso dentro de nos...conseguimos sim.. olha hoje to suce quanto a isso....respeito..é o livre arbitrio do ser humano....faz muito pouco tempo, tipo faz um mes esse fato....eu sou divorsiada...a vida e muito sabia...nos da força e nos joga de encontro a problemas para sabermos desvendar.....eu vim procurar entender melhor o que é ser radical e me deparei com esse blog....porque sempre fui e agi com esse meu jeito com ideias diferente ...não aceito facil certas coisas impostas a mim, antes brigo pra saber se realmente e assim, o ser humano tem fortes tendencias a querer escravizar o outro....então fica esperto meu nego, porque o homem achando que sabe tudo, se ferra na passagem do outro lado da vida...radical ou não.

    ResponderExcluir
  13. Eu sou um super radical, por que sempre preencho o meu tempo com algo e ainda parece que esta faltando algo na minha vida o tempo todo.

    ResponderExcluir
  14. Quem ja teve realmente o encontro com jesus tudo se torna mais leve.

    ResponderExcluir
  15. Eu estava procurando se existe um limite entre radicalismo e inteligência. Penso que quando se parte para radicalismo, a inteligência fica em segundo plano. Então, cheguei aqui. Achei realmente muito interessante a frustração levando a radicalismo. Mesmo por que conheço pessoa muito inteligente e radical e tinha dificuldade de encontrar os limites de cada um. Entretanto, existe nessa pessoa um grau pesado de frustração e também de acontecimentos graves ocorridos em sua vida, que com certeza contribuíram para isso. Também noto que minha insistência na ajuda à essa pessoa são totalmente desprovidas de resultado. No presente caso trata-se de pessoa “Vegana” e que apesar de considerar o veganismo como algo acertado em todos os sentidos, eu mesmo, não consigo aplicar em minha vida. Por outro lado, essa pessoa “Vegana radical” perde a racionalidade se receber a foto de uma Cheese burg, ou algo parecido. Se sente atacada! Inclusive, já propus que estado ela dirigindo um carro, seria prudente vendar os olhos, pois com certeza verá um out door de alguma churrascaria ou coisa do gênero. Será que uma análise psíquica dessa pessoa poderia levá-la a conclui o por que dos seus exageros?

    ResponderExcluir